Realizamos o planejamento para orientar a tomada de decisão sobre quais espécies serão manejadas e priorizadas no plantel de uma instituição zoológica, criadouro ou mantenedor de fauna.
A Clínica de Aves e Animais Silvestres difere em aspectos essenciais da clínica de animais domésticos.
Aspectos como biologia (particularidades de cada espécie), local onde são manejados, comportamento, doses de medicamentos, são cruciais para o sucesso e a pronta recuperação do animal atendido.
Contamos com uma equipe especializada e com mais de 15 anos de experiencia.
A avaliação da Nutrição de animais silvestres preza pelo atendimento à necessidades diárias de todos os nutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água) sendo que os requerimentos nutricionais variam conforme a idade, sexo, estado físico, modo de vida do animal e de fatores bioclimáticos. O objetivo é fornecer uma dieta balanceada para uma necessidade fisiológica específica e individual para cada estágio da vida.
Uma nutrição adequada é fator determinante para um correto desenvolvimento do filhote e propicia condições para uma excelente saúde geral e desempenho futuro do indivíduo. Uma nutrição inadequada, excesso ou deficiência de nutrientes pode resultar em alterações fisiológicas, predispondo o organismo animal a sérios problemas, como incorreto desenvolvimento corporal e constituição óssea , obesidade além de alterações metabólicas e reprodutivas.
O sucesso dos programas de conservação e preservação está direta mente relaciona do a uma alimentação e nutrição adequada. O fornecimento de dieta balanceada é fator preponderante ao bem estar animal, imunidade e resistência às doenças, crescimento saudável, sucesso reprodutivo e longevidade de animais silvestres.
Realizamos treinamentos e capacitações de equipes técnicas, de equipes de contingenciamentos, socorristas, de equipes de resgate e de resposta a emergências.
É importante compreender que existem diferentes entendimentos e abordagens de Educação Ambiental, e a Elephas Maximus Projetos Ambientais dedica-se a antes de tudo diagnosticar qual a melhor para seus clientes. Cabe ressaltar que as diferentes linhas de educação ambiental trazem interpretações distintas sobre os conceitos e formas de ação e, portanto, o entendimento de Educação Ambiental adotado pode refletir em projetos com diferentes metodologias e, consequentemente, diferentes resultados. Nossa estratégia considera as seguintes premissas:
- Concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico, político e cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
- Promoção da equidade social e econômica;
- Estímulo ao debate sobre os sistemas de produção e consumo, enfatizando os sustentáveis;
- Enfoque humanístico, sistêmico, democrático e participativo;
- Vinculação entre a ética, a educação, a saúde pública, a comunicação, o trabalho e as práticas socioambientais;
- Respeito e valorização da pluralidade, da diversidade cultural e do conhecimento e práticas tradicionais;
- Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- Permanente avaliação crítica do processo educativo;
- Promoção do exercício permanente do diálogo, da alteridade, da solidariedade, da corresponsabilidade e da cooperação entre todos os setores sociais;
- Abordagem articulada das questões socioambientais locais, regionais, nacionais e globais.
O estudo de viabilidade ambiental de empreendimentos e atividades considerados potencialmente impactantes, ou seja, que possam oferecer riscos ao meio ambiente e à população, deve ser realizado sempre antes de qualquer iniciativa, prevendo o licenciamento e autorização para sua realização.
A sigla QSMS é um acrônimo para Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, usado para definir um Sistema de Gestão Integrado com foco nestes temas.
A gestão de QSMS tem como principais objetivos:
- i) Colaborar com a preservação da saúde e segurança dos colaboradores;
- ii) Auxiliar a empresa, nosso cliente, a não causar impactos ao meio ambiente;
iii) Auxiliar a empresa, nosso cliente, a não causar danos às pessoas;
- iv) Colaborar com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade no âmbito corporativo da sua empresa ou empreendimento.
Estes objetivos são alcançados através da elaboração e implementação de procedimentos relativos à Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, realização de Auditorias Internas, levantamento de aspectos e impactos e perigos e danos nos ambientes do Departamento, promoção de cursos sobre qualidade e SMS, treinamentos de colaboradores e alunos, principalmente conscientizando da importância do uso de EPIs e da segregação dos resíduos em recipientes adequados para destinação final, minimizando assim possíveis impactos negativos ao meio ambiente.
O estresse/perturbação ambiental, seja este de natureza química, física ou biológica, resulta em respostas em diversos níveis nos organismos. Estes estresses podem causar danos na molécula de DNA e, desta maneira, comprometer a fertilidade/reprodução e qualidade de vida/saúde/adaptação dos organismos impactados.
A quantificação do dano genômico é atualmente uma das mais eficazes ferramentas para o diagnóstico e monitoramento ambiental devido a sua grande sensibilidade em detectar efeitos de estresse ambiental. Esta metodologia, portanto, vem de encontro à necessidade da adoção de abordagens que tem como objetivo a conservação de espécies e preservação de seus ecossistemas.
Executamos serviços de Falcoaria Funcional, com o proposito de reabilitar aves rapinantes ou não rapinantes, para procedimentos de soltura e ou reintrodução.
Operamos com laboratórios parceiros, que são referência nacional em diagnóstico laboratorial veterinário, e, focamos o atendimento com equipe médico veterinária própria, com qualidade e controle dos exames e o bem-estar animal.
A perícia em Medicina Veterinária Legal vai analisar os vestígios encontrados no local de crime, que envolvam dano a algum animal, a um grupo de animais ou ainda ao ambiente onde eles estejam.
Nossa equipe produz um exame forense completo, que será consubstanciado em um laudo pericial atestado por médico-veterinário do serviço oficial ou autônomo, para ser entregue ao delegado e incluído nos autos do inquérito policial.
O levantamento de fauna e flora é utilizado nos trabalhos de relatórios de impactos ambientais (EIA) de uma determinada área, tendo como finalidade a verificação das espécies presentes no local para orientação de tomada de decisão. Geralmente esse tipo de estudo é solicitado pelos órgãos ambientais.
O levantamento florístico e faunístico é um importante instrumento para avaliação da diversidade biológica que abrange a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
É realizado por meio de observação em campo, diurna e noturna, identificação e quantificação de espécies vegetais bem como seu status de conservação, identificação da área por meio de GPS, fotografias…
As espécies coletadas nesse levantamento serão registradas e catalogadas de forma científica e apresentada em relatório final e de acordo com o conjunto de espécie encontrada será elencada as ações necessárias para uma efetiva conservação do ecossistema local.
O EIA/RIMA foi instituído no Brasil pela Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), Lei 6938/81. A resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 001 de 1986, regulamenta os critérios básicos e as diretrizes gerais para aplicação da Avaliação de Impacto Ambiental, assim como as atividades que se enquadram nesta modalidade e ainda estabelece os conteúdos mínimos para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
De forma complementar aos levantamentos, realizam-se os censos e a análise demográfica das espécies de determinada região. Eles trarão informações da quantidade aproximada de indivíduos em cada local de ocorrência. Durante os censos, identificam-se, também, a estrutura demográfica das populações, suas composições etária e sexual, e para espécies sociais, a caracterização dos grupos. Com isso, é possível estimar o tamanho das populações e a capacidade-suporte para a espécie, em seu hábitat. Tais informações são fundamentais para o planejamento conservacionista de uma espécie, pois permitirão diagnosticar sua real situação e traçar estratégias adequadas.
Apesar de serem os primeiros componentes de um plano de pesquisa, os levantamentos e censos devem ser realizados periodicamente, ao longo de todo o tempo de existência do Programa. São eles que vão revelar os progressos alcançados pelas ações de conservação.
Com o crescente aumento dos impactos antrópicos, têm sido cada vez mais frequentes as situações em que as populações naturais não conseguem manter os seus ciclos de vida em seus habitats originais, comprometendo a sua sobrevivência e resultando em extinções. Nesses casos, o manejo e a reprodução em cativeiro (conservação ex situ) podem substituir ou complementar as estratégias de conservação in situ.
A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), assinada por 175 países (incluindo o Brasil) durante a Conferência Mundial das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, define conservação ex situ como sendo a conservação de componentes da biodiversidade fora de seus hábitats naturais. Algumas das situações que indicam a necessidade de criação de plantéis em cativeiro para espécies ameaçadas são:
- Quando todos os esforços de conservação in situ não têm sido suficientes para impedir o declínio populacional;
- As populações remanescentes de uma espécie ameaçada encontram-se fora de áreas protegidas e não existe a expectativa de se tornarem protegidas em um futuro próximo;
- As unidades de conservação são protegidas apenas no papel e não cumprem efetivamente sua função de preservação, não conseguindo controlar, por exemplo, a caça;
- Uma espécie é representada na natureza por apenas uma ou poucas populações, especialmente se estiverem em áreas com altos riscos de catástrofes;
- As densidades populacionais se tornam tão baixas que o simples encontro entre dois indivíduos para reprodução é muito pouco provável;
- Epidemias estão dizimando a espécie e tratamentos veterinários só podem ser realizados em cativeiro.
Embora o termo “conservação ex situ’’ tenha sido popularizado principalmente após 1980, o histórico de espécies e subespécies criticamente ameaçadas que foram salvas da extinção graças ao resgate de indivíduos na natureza e à reprodução monitorada em cativeiro é muito anterior à própria definição desta estratégia de conservação. Um dos casos mais antigos conhecidos é o do Cervo de Père David (Elaphurus davidianus).
Atendemos a todos os tipos de empreendimentos, zoológicos, mantenedores, criadouros científicos, etc.
Monitoramento Ambiental (clima, corpos d’água, ar, solo, poluição sonora, etc), e todos dos demais paramentos que impactam na qualidade de vida das comunidades e dos animais, através de sistemas remotos e autônomos.
Desenvolvemos Projeto Florestais com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico regional e a conservação das florestas em todos os biomas do Brasil, com base no uso sustentável dos recursos florestais.
Elaboração de programas de pesquisa técnicas e cientificas, processamento e análise de dados, formatação e publicação de artigos, periódicos e capítulos de livros e artigos, bem como à publicação de trabalhos ou resumos de trabalhos em anais de congressos científicos e demais produtos correlatos.
É um plano que contempla a identificação dos cenários emergenciais (situação crítica, acontecimento perigoso ou incidente) capazes de desencadear processos emergenciais com impacto ambiental, e a proposição de ações/procedimentos para contingenciar/mitigar o incidente.
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.
Planejamento ambiental é um conceito utilizado no contexto de diversas áreas do conhecimento para se referir a processos e mecanismos de sistematização de ações que visam atingir metas e objetivos de caráter ambiental. Não comece seu projeto sem conversar conosco.
Prestamos suporte multidisciplinar na área técnica, aplicando todas as atividades do nosso Portfólio de serviços no intuito de atender plenamente às demandas geradas pelo sinistro.
Executamos serviços de taxidermia com profissionais de alto gabarito e reconhecimento nacional.